Adolf de Osamu Tezuka é facilmente um dos melhores mangás, e HQs, de todos os tempos! O mestre japonês cria uma obra intensa, cheia de reviravoltas e passagens que ficam na cabeça do leitor durante muito tempo..Sabe aquele tipo de leitura que fazemos no automático? Sabe aquelas obras que não nos fazem refletir e não despertam emoção? A obra de Tezuka é o exato oposto disso!
Adolf de Osamu Tezuka foi originalmente lançado em 1996 (com o nome “Adolf Ni Tsugu”) e chegou ao Brasil em 2006 pelas mãos da Conrad (em 5 volumes). Em 2020 a obra ganhou uma nova e luxuosa versão em duas edições pela editora Pipoca e Nanquim com o nome “Recado a Adolf”.
.
O jovem Adolf Kauffman conhece Adolf Hitler no mangá Adolf de Osamu Tezuka
.
A Genialidade da Trama de Adolf de Osamu Tezuka
.
A história de Osamu Tezuka é cheia de nuances e de narrativas que vão se entrelaçando com o andamento da história. O mangaká domina tão bem a trama que muitos acontecimentos se desenvolvem sem que nós consigamos perceber o caminho que ele está seguindo. É uma verdadeira aula e não é a toa que está na nossa lista de melhores mangás publicados no Brasil!
A história começa nas Olimpíadas de 1936 com o personagem Sohei Toge. O ex-atleta e agora repórter japonês está cobrindo o evento e aproveitando para visitar seu irmão Isao. As coisas logo começam a ficar estranhas quando Isao liga e pede para que o irmão pegue um documento que pode acabar com o nazismo e com Adolf Hitler. A partir desse ponto a visita do ex-atleta Sohei Toge a Alemanha vira um verdadeiro inferno com direito a assassinatos, sumiço de corpos, torturas na mão da Gestapo e muito mais.
.
Hitler comemora uma das medalhas alemãs no mangá Adolf de Osamu Tezuka
.
Enquanto Sohei Toge vive um inferno na Alemanha de Hitler, nós somos apresentados a dois importantes personagens: Adolf Camil e Adolf Kauffman. Os dois meninos são alemães e vivem na pequena cidade de Kobe. Apesar de terem a mesma nacionalidade e serem amigos, eles tem um problema grave que ainda não sabem: os pais de Camil são judeus e o pai de Kauffman é um importante membro do partido nazista.
A amizade dos meninos logo começa a ser mal vista pelo pai de Adolf Kauffman, mesmo que a mãe, a japonesa Yukie, não veja problemas. A história de Sohei Toge e da cidade de Kobe se entrelaça conforme a história se desenvolve e o tal documento perigoso para o nazismo vai se movendo.
.
O pai de Adolf Kauffman está envolvido em conspirações nazistas no mangá Adolf de Osamu Tezuka
.
Apesar de ter uma história alucinante, um ritmo intenso e falar de um tema relevante e interessante, acredito que não são esses fatores que tornam o mangá de Osamu Tezuka uma obra prima. O que faz essa obra especial é o desenvolvimento dos personagens no decorrer do tempo.
A transformação dos jovens Adolf Kauffman e Adolf Camil é uma das mais impressionantes que já vi nas HQs e Tezuka faz questão de mostrar como o ambiente e as influências externas podem transformar uma pura e inocente criança em algo realmente ruim.
.
Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!
.
Para os leitores que não conhecem as obras de Osamu Tezuka, vale alertar para que vocês não deixem o traço simples e cartunesco te enganar. O pai do sucesso Astro Boy esconde tramas complexas, violentas e emocionantes por trás desse traço. Essa é só mais uma delas.
Fuja dos spoilers e compre esse mangá para ontem! Garanto que ele vai ficar muito tempo na sua cabeça…
Não deixe de conferir nossa lista de melhores mangás shoujo e nossa área dedicada aos mangás.
E se você curte o Deus do Mangá, não deixe de ver nossa lista com os melhores mangás de Osamu Tezuka.
Avaliação: Impecável!
.
Compre Adolf de Osamu Tezuka clicando na capa abaixo!
.
.
.
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!