Se você é daqueles que adora uma boa história de vingança e gosta de tramas com uma pegada forte de faroeste, a HQ Abraham Stone de Joe Kubert vai ser uma ótima pedida!
Além da linda e marcante arte do autor, a HQ traz 3 histórias com um personagem forte e memorável que se depara com diversos desafios diferentes: desde uma vingança que se inicia no velho oeste até aventuras na indústria cinematográfica e um confronto com Pancho Villa na fronteira do México!
Abraham Stone de Joe Kubert é uma trilogia com três histórias fechadas que foram feitas para o mercado europeu e publicadas originalmente em 1991. A HQ foi lançada no Brasil em capa dura e na íntegra pela Editora Tundra em 2022.
Dica para o leitor: Se você é fã do trabalho do autor, confira também nossos reviews sobre Sargento Rock A Profecia, Dong Xoai, Vietnã 1965 e Tarzan de Joe Kubert!
O personagem-título busca vingança na primeira parte da HQ Abraham Stone de Joe Kubert
As tramas da HQ Abraham Stone de Joe Kubert
Sejamos honestos: histórias de personagem em busca de vingança passam longe de ser uma novidade nos meios de entretenimento. A pergunta é: o que torna Abraham Stone uma história memorável para o leitor?
Poderia ir pelo caminho mais fácil e falar da bela e expressiva arte de Kubert – que impressiona e nos transporta para dentro das páginas. E por mais que isso seja um dos destaques da HQ, eu diria que o grande motivo para ler essa obra do autor é a versatilidade do roteiro (acredite se quiser!).
Nessa obra, vemos Kubert mudar a direção narrativa com uma facilidade que impressiona. A primeira história é a mais tradicional e mostra uma vingança que tem raízes em uma fazenda familiar que é atacada pela ganância dos ricos e poderosos.
Com uma pegada de faroeste muito forte, essa primeira trama nos prende por mostrar um protagonista forte e falho que está buscando o seu caminho após uma grande tragédia.
Mesmo no meio da busca por vingança Abraham Stone ainda encontra o amor
Se a primeira história tem uma narrativa bem tradicional, não podemos dizer o mesmo da segunda. Após conseguir sua tão sonhada vingança, vemos Abraham Stone se envolver, por acidente, com a indústria cinematográfica americana (lembrando que a obra se passa no começo do século XX).
O inimigo aqui não é tão claro e podemos dizer que o personagem se vê enfrentando a sedução de uma vida fácil que vem em troca de sua honra e valores. A trama ganha um ar filosófico e contemplativo grande que a primeira não tinha. A ação continua frequente mas é perceptível que o que está nas entrelinhas é o principal.
Se você achou que não poderia ser mais surpreendido depois da guinada na história anterior, errou de novo! Joe Kubert leva Abraham Stone para o México e ele tem um encontro forçado e marcante com Pancho Villa (um dos comandantes mais conhecidos da Revolução Mexicana).
A narrativa, que é repleta de ação do início ao fim, fala de crueldade, propósito e da busca pelo lado certo e justo de uma história.. Mais uma vez o protagonista surpreende com sua bravura e apego aos seus valores!
Abraham Stone de Joe Kubert impressiona pela versatilidade das narrativas!
Abraham Stone de Joe Kubert vai te deixar com aquela sensação gostosa de “quero mais”. É inevitável ter a certeza de que o personagem ainda tinha muitas outras histórias para oferecer ao leitor. Uma pena.
Independente disso, é importante dizer que essa é uma daquelas leituras que marca por mostrar todo o talento de um dos grandes nomes da indústria dos quadrinhos. Independente de ser fã de faroeste ou não, é seguro dizer que a HQ tem tudo para agradar os leitores e – ao meu ver – simplesmente não tem contra indicação!
Avaliação: Excelente!
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!