Os fãs de quadrinhos de super-heróis estão mais do que acostumados a ver os dois maiores nomes da DC Comics, Superman e Batman, trabalhando juntos. Desde a Crise nas Infinitas Terras (1985) a relação entre os dois é complexa.
Eles se respeitam mas duvidam e discordam dos métodos empregados pelo outro. Isso foi explorado por Bruce Timm no antigo desenho animado do Superman, por Zack Snyder no cinema e por um sem número de HQs que vieram após a reformulação causada pela Crise.
É importante lembrar que nem sempre foi assim! Na era de prata, quando os personagens se conheceram pela primeira vez, os dois eram muito amigos e não tinham nenhuma ressalva em relação ao método de atuação do outro.
A relação entre os heróis começou em 1952 na icônica Superman #76 e ganhou os holofotes a partir do número 71 da série World´s Finest, já em 1954.
Se você é daqueles que, assim como eu, é fã da Era de Prata, vale dizer que a Panini Comics reuniu os 25 primeiros encontros da dupla em um belo encadernado chamado Batman e Superman: Os Melhores do Mundo – Era de Prata Vol. 1. Uma leitura divertida e leve que vai agradar os fãs dos heróis e desse período mais ingênuo e leve da história das HQs.
Dica para o leitor: Quer ler uma outra publicação sobre os heróis que também trata a relação deles com leveza? Confira nossa matéria sobre Gerações de John Byrne!
Superman e Batman descobrem a identidade secreta um do outro em seu primeiro encontro na HQ Superman #76 de 1952
As Tramas dos Primeiros Encontros Entre Superman e Batman
O primeiro encontro entre Superman e Batman estabeleceu – na época – o tom das parcerias que viriam nos anos seguintes. A história mostra o alter ego dos dois heróis, Clark Kent e Bruce Wayne, decidindo tirar férias em um cruzeiro. A ideia, que parecia ótima, logo se torna uma aventura quando um vilão causa uma explosão para roubar diamantes.
Por um golpe do destino (ou do roteirista Edmond Hamilton) os dois heróis estavam dividindo uma cabine. É no momento que o ladrão começa a atuar que eles decidem se trocar sem que o outro perceba – e é aí que as identidades secretas são reveladas e a parceria começa.
Curiosidade para o leitor: Em 2006 o roteirista Joe Kelly revisitou essa história do primeiro encontro na HQ Superman/Batman Annual #1 (lançada no Brasil em “Superman & Batman” #32 e em “Superman 70 Anos” #2 – ambas da Panini Comics e de 2008).
Ele muda alguns detalhes e torna a história mais atual (com a ameaça do Sindicato do Crime) mas podemos dizer que o plot é bem similar – com toda a história dos dois dividindo cabine e descobrindo a identidade secreta por conta disso.
Clark Kent e Bruce Wayne dividem uma cama na história de Joe Kelly que reconta o primeiro encontro entre Superman e Batman
Voltando aos primeiros encontros de Superman e Batman na Era de Prata, podemos dizer que tínhamos dois elementos que passaram a ser constante nas histórias: o primeiro era a presença do Robin atuando ao lado dos heróis e o segundo era a insistência de Lois Lane em descobrir a identidade secreta do Homem de Aço e do Cavaleiro das Trevas.
Robin, na minha visão, representava o desejo do leitor de estar ao lado desses heróis – ele constantemente elogiava os dois e dava alguma ajuda quando possível.
Já Lois Lane dava um ar ainda mais cômico para as histórias e forçava os protagonistas a derrotarem a ameaça da HQ despistando a repórter no processo. Vale dizer que as estratégias de disfarce de Batman e Robin nesse quesito consegue arrancar risada dos leitores.
Quer conhecer grandes HQs da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics.
Robin sempre participava da ação nos primeiros encontros entre Superman e Batman
Se você se aventurar e comprar a edição Batman e Superman: Os Melhores do Mundo – Era de Prata Vol. 1, esteja preparado para ver plots incrivelmente absurdos. A graça da Era de Prata é justamente essa: histórias simples e ingênuas que trazem tramas completamente fora do mundo real.
Tem de tudo: viagem no tempo, robôs que replicam o comportamento dos seres humanos, alienígenas que quase destroem a Terra sem motivo, disputa por princesas de outros países e por aí.
Confesso que as histórias que mais me agradam nesses primeiros encontros entre Superman e Batman foram as que envolvem viagem no tempo ou fábulas. Na história “Os Três Magos de Bagdá”(1954), por exemplo, vemos os heróis viajando no tempo e interagindo com Aladim e enfrentando os temidos 40 ladrões.
Já em “Os Três Super Mosqueteiros” (1955) vemos os heróis buscando a identidade do homem da máscara de ferro enquanto interagem com D’artagnan e seus companheiros mosqueteiros. “O Caso do Mistério da Mamãe Gansa” (1955) é outro que impressiona por envolver um mistério que coloca os heróis em rota de colisão com contos como o de Humpty Dumpty!
Os primeiros encontros entre Superman e Batman trazem tramas misturando os heróis com grandes ícones da literatura!
Vale a pena ler os Primeiros Encontros Entre Superman e Batman?
Se você é o tipo de leitor que adora ver o primórdio dos seus heróis favoritos, as tramas dos primeiros encontros entre Superman e Batman contidas em Batman e Superman: Os Melhores do Mundo – Era de Prata Vol. 1 vão te agradar. Nada de mega sagas ou histórias rebuscadas. Aqui temos a simplicidade e a ingenuidade dos quadrinhos de super-heróis que ainda tinham como objetivo apenas a diversão dos públicos mais jovens.
Para mim foi um mergulho no passado e essas tramas ajudam a explicar um pouco de porque os fãs, na época da Crise nas Infinitas Terras, ficaram tão chocados com o novo status da amizade entre Superman e Batman. Uma ótima leitura que vai fazer muito bem para os que estiverem dispostos a embarcar nessas histórias que nos convidam a uma verdadeira viagem no tempo!
Quer conhecer mais sobre Superman e Batman?
Confira nossa lista de Melhores HQs do Batman
Confira nossa lista de Melhores HQs do Superman
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!