No meio de um dos maiores combates da Guerra do Paraguai, um homem recebe uma carta de casa contando novidades sobre sua noiva. O problema é que nosso protagonista, Dimas, é analfabeto e no momento que um amigo está lendo a carta o combate eclode!
Essa é a narrativa da excelente HQ A Carta de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins. Muita ação e uma história sólida e bem contada esperam o leitor que se aventurar nessa obra.
A Carta de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins é uma HQ brasileira que foi publicada pela editora Devaneio em 2013 e conta com 72 páginas coloridas e uma história completa.
Curiosidade para o leitor: Se você não é familiarizado com os acontecimentos da guerra do Paraguai, não tem problema! A HQ possui um texto e uma introdução que fazem uma contextualização do confronto e dos acontecimentos e a realidade é que esse contexto impacta pouco na leitura de uma forma geral.
Gosta de HQs nacionais? Confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras!
Dimas conversa com seu amigo Ismael no começo da HQ A Carta de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins
A Trama da HQ A Carta de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins
Carlos Figueiras conta uma história relativamente simples mas muito bem executada que mostra a jornada de Dimas durante um ataque que acontece ao seu acampamento e depois desse ataque.
A história começa nos dando uma pequena contextualização do momento histórico da guerra e segue mostrando os apuros que os soldados recrutados – seja voluntariamente ou não – passam no acampamento.
É no meio desse cenário que Dimas recebe uma carta. O personagem diz a seu amigo Ismael que é analfabeto e pede para que ele leia o documento. Quando Ismael começa a leitura, que fala sobre a noiva do protagonista, um combate se inicia com soldados paraguaios invadindo o acampamento.
Um grande combate ocorre no acampamento brasileiro na HQ A Carta de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins
A trama que se desenrola narra o desespero de Dimas que quer saber o que aconteceu com sua esposa e para isso precisa sobreviver ao combate. O protagonista não é o típico personagem de ação e é seguro dizer que ficamos temendo por sua vida durante todo o desenrolar do combate.
Carlos Figueiras faz uma excelente opção ao mesclar esses acontecimentos com flashbacks da vida do protagonista que nos mostram as motivações que o fizeram se voluntariar para participar da guerra.
A arte de Rodrigo Martins é deslumbrante e s fica simplesmente incrível nas cenas de guerra e afins – a estilização que ela possui dá um ar realmente único para a obra.
O roteiro de Carlos Figueiras é muito fluido e o ritmo da narrativa é intenso do começo ao fim. Aliás, o final guarda uma excelente surpresa para os leitores!
Dimas pede para lerem a carta que recebeu no meio de um combate na HQ A Carta de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins
A Carta de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins é uma excelente HQ que traz uma narrativa rápida, fluida e muito bem executada que ocorre em um dos acontecimentos mais marcantes da história da América do Sul.
Uma bela HQ que consegue criar um protagonista carismático e identificável que foge dos estereótipos do gênero. Vale muito a pena!
Quer conhecer mais autores marcantes do mercado de quadrinhos brasileiro? Confira a nossa lista de Quadrinistas Nacionais que você precisa conhecer.
Avaliação: Ótimo!
Compre A Carta de Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!