Um mundo repleto de deuses, magias e seres fantásticos está em perigo por conta de um erro cometido por um criador de estrelas e apenas uma jovem aprendiz pode ajudar! Essa é uma simplificação da ótima premissa da HQ 10 Dias Perdidos de Sam Hart que brinca com o fato de que dez dias foram pulados na mudança do calendário juliano para o gregoriano. A narrativa de alta magia e ação mostra justamente a protagonista tentando salvar o mundo nesses “dias perdidos”.
10 Dias Perdidos de Sam Hart é uma HQ nacional independente que foi concluída em 8 edições de 28 páginas preto e branco cada. A obra começou a ser lançada em 2018 e foi concluída em 2022.
Dica para o leitor: Se você curte HQs nacionais, não deixe de conferir nossa lista de Melhores HQs Brasileiras
Deuses antigos como Thor aparecem na HQ 10 Dias Perdidos de Sam Hart
A trama da HQ 10 Dias Perdidos de Sam Hart
O mundo antigo era um lugar cheio de magia, deuses e criaturas fantásticas. É nesse cenário que conhecemos a protagonista: Sophya. Ela e seu irmão trabalham na residência-observatório e são fazedores de estrelas (ela ainda uma aprendiz).
Ao retornar de uma ida a cidade seu irmão encontra uma estranha pedra no bolso e quando ele dá a pedra para que sua irmã a veja o tempo simplesmente congela.
Sophya é – aparentemente – a única humana que consegue se mover e logo recebe a visita de Kirsten. A jovem conta que a pedra é a única coisa que permite que Sophya se mova e que ela era um artefato que deveria ter ficado nas mãos do fazedor de estrelas Brahe (o irmão dela).
A jovem misteriosa revela que uma antiga estrela feita por Brahe apresentou um defeito e que as energias dela – aliadas a um poderoso inimigo (Ivan, O Terrível) – estão ameaçando o mundo inteiro: deuses, seres mágicos e humanos.
Sophya precisa de ajuda para salvar o mundo na HQ 10 Dias Perdidos de Sam Hart
Após essas revelações, que ocorrem no primeiro volume, a obra mostra Sophya buscando a ajuda de deuses e outros seres mágicos enquanto é perseguida pelos soldados do grande inimigo. Diversas figuras mitológicas e históricas cruzam o caminho da protagonista e muitas delas têm papel primordial na evolução da narrativa.
Um dos grandes méritos da história de Sam Hart é o ritmo. A HQ se desenvolve de forma acelerada e é simplesmente impossível parar a leitura antes de seu final no volume 8 (sorte a nossa de já poder ler a obra completa!).
Muita ação está presente e as edições são uma “correria só” com a protagonista indo de um lugar ao outro tentando fazer com que o mundo seja salvo. O final faz jus a leitura e fecha com chave de ouro!
É impossível não elogiar também a arte de Sam Hart: bem detalhada e com expressões faciais dos personagens (assim como os belos cenários) que impressionam muito. Fiquei curioso para saber como essa saga ficaria em cores.. Acho que cairia muito bem (apesar de o preto e branco estar lindo!).
Thor é aprisionado pelo vilão na HQ 10 Dias Perdidos de Sam Hart
10 Dias Perdidos de Sam Hart é uma saga de alta fantasia que é simples, direta e tem um ritmo magnético (ela “não esfria” em momento nenhum!). A história entretém o leitor e a arte é simplesmente a cereja do bolo.
Se você é fã de uma boa história de magia que se utiliza de personagens conhecidos e históricos para contar uma boa narrativa, a saga de Sam Hart vai te impressionar e ficar muito tempo na sua memória!

Avaliação: Ótimo!
Compre 10 Dias Perdidos de Sam Hart clicando na capa abaixo! .
Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!